Movimento Samaritanos
O Voluntário
O Posto Jardim Paulista

Movimento Samaritanos

O movimento SAMARITANOS tem origem no THE SAMARITANS internacional, que nasceu em Londres, em 1950.

Os Samaritanos - Posto Jardim Paulista - foi fundado em 1980 por quatro voluntários, e foi crescendo na medida em que mais integrantes se sensibilizavam com a solidão das pessoas.

O serviço é voluntário e sobrevive dos esforços do grupo de atendentes.

A maior parte do trabalho de ajuda é realizada telefonicamente. As pessoas angustiadas ou deprimidas podem desabafar e aliviar o seu sofrimento com o máximo de confidência e sigilo.

A solidão é a característica mais comum das pessoas que procuram atendimento. Elas não precisam se identificar, não conhecem a pessoa do outro lado da linha e, provavelmente, nunca a conhecerão. Por isso, se sentem mais à vontade para expor seus problemas.

O telefone mudo também é freqüente, deixando nítida a dificuldade que a pessoa tem de começar a falar. Os atendentes respeitam esse silêncio, tentam encorajar o início da conversa, mas não a forçam, aguardam. Nem sempre a pessoa consegue. Mas talvez volte a ligar.

Não existe acompanhamento posterior à primeira ligação. Fica a cargo do interessado a decisão de voltar ou não a ligar. A eficiência do atendimento fica sempre muito clara pela forma como a conversa termina ao fim de uns 30 minutos.

Alívio emocional

O alívio e o estado emocional daquele que procurou os Samaritanos, talvez com uma forte depressão ou até à beira do suicídio, falam por si só.

A procura pelo atendimento é constante, dia e noite todo o ano, aumentando em especial no Natal, por ser uma festa familiar e emotiva, fazendo com que aqueles que estão ou são sozinhos se sintam ainda mais solitários.

O Posto Samaritanos - Jardim Paulista atende pelo telefone (11) 3288-4111. Não existe nenhuma taxa ou contribuição a ser paga.

 

Inicial << >>




 

Movimento Samaritanos © 2003 Site mantido gratuitamente por